Sistema de Certificação e Acreditação Internacional ISAK 

p_eso-padrao_5O sistema de cursos de certificação e acreditação proposto pela ISAK [The International Society for Advancement of Kinanthropometry] é baseado em um modelo australiano de estandardização das técnicas de medidas antropométricas. Nesse, o controle de qualidade das medidas é reforçado principalmente pela descrição detalhada das técnicas e pela tolerância de erro entre as medidas de um mesmo avaliador e de avaliadores diferentes (ex: aluno vs. instrutor). A aplicabilidade dessa formação possibilita que o avaliador ofereça aos seus clientes qualidade e confiança, desde as coletas de dados até a análise/interpretação final dos resultados obtidos. Com o objetivo de acreditar Antropometristas para o uso das medidas antropométricas internacionalmente padronizadas, os cursos de Certificação ISAK são oferecidos potencialmente aos profissionais e estudantes das áreas da saúde e do esporte que necessitam das ferramentas antropométricas em suas rotinas de trabalho, como por exemplo: Nutricionistas, Profissionais da Educação Física, Médicos, Fisioterapeutas, entre outros.

Níveis de Hierarquia ISAK

4-niveisO sistema de certificação e acreditação ISAK é baseado num conceito de quatro níveis de hierarquia, onde os três primeiros são concedidos com base no treinamento formal teórico-prático, e podem ser seguidos do nível quatro (antropometrista critério), desde que a ISAK o conceda, por merecimento – mediante suas criteriosas exigências para obtenção dessa posição. Somente os níveis 3 e 4 (que são instrutores) estão autorizados a ministrar cursos pela ISAK. A rigor, somente um instrutor de Nível 4 tem competência para avaliar e acreditar/re-acreditar um instrutor de nível 3. Mais de 20.000 Antropometristas já foram acreditados pela ISAK e, entre esses, 75% são de Nível 1. Atualmente, 70 instrutores acreditados estão ativos pelo mundo (incluindo países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Hong Kong, Índia, Irã, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Porto Rico, Escócia, Singapura, África do Sul, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Uruguai e Venezuela) e um número restrito de Níveis 4 (n=17) estão distribuídos em 14 diferentes países (Argentina, Austrália, Canadá, Coréia, México, Nova Zelândia, Reino Unido, Irã, Portugal, Porto Rico, Escócia, África do Sul, Espanha e Venezuela). Na América do Sul, por exemplo, os únicos instrutores de Nível 4 são Francis Holway (Argentina) e Pedro Alexander (Venezuela). Também, alguns Níveis 4 (Michael Marfell-Jones, William Ross, Lindsay Carter e Hans de Ridder) pertencem a um restrito grupo de experts, e são titulados, na Sociedade ISAK, como Life Members (Membros Vitalícios).

Pré-Requisitos e Perfis de cada Nível ISAK

ntUo0tByISAK Nível 1: o curso de certificação ISAK Nível 1 [Perfil Técnico Restrito] é indicado a qualquer profissional ou estudante que necessite (ao critério do instrutor) adquirir conhecimentos desse perfil técnico para sua rotina de trabalho. Então, em princípio, não há pré-requisitos tão específicos para participar do curso ISAK Restrito [Nível 1]. Você pode verificar conteúdos programáticos deste curso na programação de cursos ISAK Nível 1 detalhada em nosso site [http://www.isak.global]. A cada ano a MedSize oferece uma série de cursos ISAK Nível 1, que são ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Lague Sehl. Esses cursos tem ocorrido com frequência em Porto Alegre, Serra Gaúcha (Caxias do Sul e Bento Gonçalves), São Paulo e Curitiba; e, mais recentemente, em Recife e Salvador. No site oficial da ISAK [http://www.isak.global] há uma listagem de todos os cursos ISAK Nível 1 aprovados (pela ISAK) e planejados por instrutores acreditados e ativos no sistema.

ISAK Nível 2: o curso de certificação ISAK Nível 2 [Perfil Técnico Completo] é indicado àqueles antropometristas que já são Nível 1 – membros acreditados há pelo menos 6 meses –  e querem adquirir conhecimentos mais amplos na área, além de oferecer aos seus clientes uma avaliação mais completa e minuciosa. Você pode verificar conteúdos programáticos deste curso na programação de cursos ISAK Nível 2 detalhada em nosso site [https://www.medsizeonline.com.br]. A cada ano a MedSize oferece pelo menos um curso ISAK Nível 2, que é ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Lague Sehl. No site oficial da ISAK [http://www.isak.global] há uma listagem de todos os cursos ISAK Nível 2 aprovados (pela ISAK) e planejados por instrutores acreditados e ativos no sistema. Em comparação aos cursos ISAK Nível 1, os cursos de Nível 2 ocorrem com menor frequência.

ISAK Nível 3: o curso de certificação ISAK Nível 3 [Perfil Instrutor] é indicado apenas aos que querem se engajar no treinamento/ensino e na acreditação de antropometristas Níveis 1 e 2. Os pré-requisitos mínimos para essa formação são: 1) graduação completa em área relevante da saúde ou esporte, 2) Nível 2 completo e com acreditação ativa (há pelo menos 6 meses), e outras qualificações (exigidas pelo antropometrista critério Nível 4 que será responsável pelo curso) que comprovem experiência suficiente na área para ensinar/instruir Níveis 1 e 2. O perfil técnico exigido no curso ISAK Nível 3 é o mesmo perfil completo exigido no Curso ISAK Nível 2. No site oficial da ISAK [http://www.isak.global] há uma listagem dos cursos ISAK Nível 3 aprovados (pela ISAK) e planejados por instrutores acreditados e ativos no sistema. Em comparação aos cursos de Nível 2, os cursos de Nível 3 ocorrem em menor frequência.

ISAK Nível 4: O nível mais alto da hierarquia ISAK, o nível 4, é reservado a um número restrito de antropometristas – que estão habilitados a avaliar e acreditar instrutores de Nível 3 e os outros dois níveis técnicos (Nível 1 e 2) – e somente pode ser alcançado mediante a um convite da ISAK. O Nível 4 é reconhecido e determinado por importantes pré-requisitos, que são analisados na avaliação de merecimento do candidato: 1) muitos anos de experiência em medições padronizadas pela ISAK, 2) alto nível de conhecimento, 3) envolvimento no ensino e cursos pela ISAK nos últimos 3 anos, 4) envolvimento em grandes projetos de pesquisa na área da antropometria, 5) publicações em periódicos internacionais na área da antropometria ou 6) outras considerações importantes determinadas pela ISAK.

Elementos-Chave para obter o Certificado de Acreditação ISAK

Elementos -chaveUm dos elementos-chave, que é válido para os 4 Níveis (com exceção dos Membros Vitalícios), é a aquisição e manutenção da qualidade das medidas antropométricas. Esse controle, realizado por meio do erro técnico de medida (ETM), é exigido como um critério prioritário para obtenção do certificado – de forma que todos os níveis devem cumprir um %ETM específico sobre a medição de 20 indivíduos pós-curso – com a finalidade de indicar a reprodutibilidade satisfatória das medidas protocoladas durante o processo de formação. Dessa forma, o aluno recebe o certificado de acreditação ISAK mediante aos três seguintes critérios: conclusão do curso com êxito + aprovação no(s) Exame(s) + entrega das medições exigidas pós-curso (20 perfis pós-curso) para análise do examinador. Portanto: 1) qualquer atestado ou certificado que seja entregue ao final de um curso (antes das medições dos 20 perfis) não confere ao participante a acreditação ISAK do seu nível de formação, servindo apenas para comprovar a frequência do aluno durante os respectivos dias de curso e 2) o aluno que completa o curso e é aprovado com êxito no exame, mas que não entrega a tarefa 20 perfis pós-curso, não recebe o certificado de acreditação internacional.

Elementos-Chave para manter o Certificado de Acreditação ISAK

1416415056Para manter a acreditação, a qualidade em precisão e exatidão das medições pelo %ETM deve ser testada a cada 4 anos. Logo, a reacreditação ISAK consiste em refazer o exame prático (para avaliação da exatidão e precisão de medidas) e também a tarefa “20 perfis pós-curso” (para reprodutibilidade da técnica e informação da qualidade sobre o %ETM de precisão). O candidato à reacreditação não precisa realizar o curso novamente. Quem precisa fazer reacreditação? – Antropometristas com certificados vencidos, mas que não ultrapassaram em 2 anos o prazo de vencimento. Quem não pode mais fazer re-acreditação? – Antropometristas que tenham sua acreditação expirada por mais de 2 anos. Esses devem refazer o curso de nível atual, para manterem-se acreditados, ou participar de um curso de Nível mais avançado, se assim quiserem. Sempre que o antropometrista é acreditado ao sistema ISAK, torna-se também filiado como membro da Sociedade por um período de 4 anos.

ISAK pelo Mundo

diversospaisesVeja todos os cursos que estão aprovados pela ISAK em http://www.isak.global. A ISAK também realiza Congressos Mundiais em Cineantropometria e Composição Corporal a cada dois anos, sem falha! O último Congresso ocorreu no Gran Museo del Mundo Maya, em Mérida, no México. Em breve colocaremos um link aqui para que você possa visualizar algumas fotos desse atual evento.

 

Livro-Manual ISAK de padronização das técnicas

manual-isakO Livro-Manual International Standards for Anthropometric Assessment (Stewart et al, 2011) é o documento oficial de estandardização ISAK em técnicas de medições antropométricas, para profissionais das áreas da saúde e do esporte avaliarem com qualidade os principais aspectos da composição corporal, saúde, performance, crescimento, maturação biológica e proporcionalidade de seus clientes e/ou de suas amostras em pesquisa. Há dois perfis técnicos padrão ISAK, detalhados nesse Livro-Manual, para avaliação antropométrica: 1) o Perfil Restrito (adquirido na certificação de Nível 1) – que contém 17 medições corporais (incluindo básicas, dobras cutâneas, perímetros e pequenos diâmetros) – e 2) o Perfil Completo (adquirido na certificação de nível 2) – que contém 42 medições corporais (incluindo básicas, dobras cutâneas, perímetros, pequenos e grandes diâmetros, diâmetros de profundidade e comprimentos) – e também é a base técnica dos instrutores Níveis 3 e 4 do sistema de certificação e acreditação ISAK. O Manual International Standards for Anthropometric Assessment, deve ser utilizado pelos instrutores ISAK durante os cursos de formação, e cada candidato deve receber uma cópia do mesmo. A última atualização (até o momento) desse manual (na versão em inglês) pode ser citada em trabalhos científicos da seguinte maneira: Stewart, A., Marfell-Jones, M., Olds, T., and de Ridder, H. International Standards for Anthropometric Assessment (2011). ISAK: Lower Hutt, New Zealand. O Manual original em inglês já está traduzido em 8 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Em antropometria, um grau satisfatório de habilidade técnica é necesimg_8215sário à obtenção de resultados consistentes. Portanto, antes de medir as pessoas, é essencial desenvolver a técnica apropriada e, também, comparar as medidas com um antropometrista experiente. Nesse processo, é possível observar quaisquer fragilidades que possam comprometer as medições, a fim de alcançar a qualidade técnica satisfatória. Nos cursos de certificação internacional em padronização de medidas antropométricas – ISAK, os participantes são treinados para desenvolver a técnica padronizada ISAK e, depois, são testados/avaliados – por meio de um exame prático e uma tarefa pós-curso – para o uso criterioso da mesma. Em nosso site [www.medsizeonline.com.br] você tem acesso a agenda dos cursos ministrados pelo Prof. PhD. Paulo Sehl [Instrutor ISAK Nível 3], Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518222948288938. A ISAK aprova cursos ministrados por seus instrutores no mundo todo; a agenda ISAK anual de todos os cursos, assim como outras informações sobre a ISAK, pode ser visualizada pelo site oficial da Sociedade http://www.isak.global.

Prof. PhD Paulo Lague Sehl, Instrutor ISAK Nível 3

Compartilhe essa matéria exclusiva!